
1. Há quanto tempo vocês moram nos EUA? Com que freqüência vem ao Brasil?
Eu (Tiago) cheguei nos EUA no ano de 2007. Havia me formado em Teologia pelo UNASP C2, me casei, e me mudei para a Universidade Andrews onde estudo a quase 4 anos já. Meu irmão (André) se formou em direito pelo UNASP C2, se casou, e chegou na Universidade Andrews no meio de 2010. Nossas idas ao Brasil são bastante irregulares. No começo minha esposa e eu conseguiamos ir uma vez por ano (na época do Natal) para rever a família. Mas isto ainda depende muito de nossa situação financeira. Agora que comecei o programa de doutorado na universidade é mais difícil irmos ao Brasil com frequência devido aos custos para estudar. Como não somos patrocinados, precisamos estar aqui durante o ano para trabalhar. Mesmo assim, sempre tentamos ir pelo menos uma vez ao Brasil por ano (a saudade da família e das padarias é grande demais!)
2. Qual a diferença de um musico-pastor para um pastor-musico? Ou em qual categoria vocês se encaixam?
Não sei se existe diferença. Talvez o músico-pastor têm a música como prioridade e o pastorado como um ministério secundário mas efetivo. O pastor músico é um pastor que também utiliza seus dons músicais no avanço do evangelho, mas neste caso a música é secundária. Acredito que se tivésse que escolher entre as duas escolheria a segunda, um pastor-músico, mas prefiro só pastor. Fui chamado para ser um pastor, um pregador do evangelho eterno, e se um dia tiver que escolher entre pregar e cantar fico com pregar sem pensar duas vezes (mesmo sabendo que de alguma maneira a música também é um tipo de pregação). Tanto eu como meu irmão fomos chamados para o ministério da Palavra. Desta maneira, quer seja pregando, cantando, ensinando, no nosso ministério, estaremos colocando ênfase na Palavra e não em nossa música, nossos talentos, ou nossos dons. Aquilo que Deus nos deu foi dado para que a Palavra seja avançada. Estamos tentando fazer isso, estamos estudando para isso, para que nosso ministério não se limite a uma área mas alcance as pessoas de diversas formas: acadêmicamente, pastoralmente, musicalmente, etc.
3. Quais as semelhanças entre a adoração e louvor Brasil/EUA? Os americanos são realmente mais secularizados?
A semelhança talvez seja que tanto aqui como no Brasil existem adoradores verdadeiros e adoradores falsos. A Bíblia diz que o verdadeiro louvor é em Espírito e em Verdade. Pensando objetivamente sobre louvor tanto no Brasil como aqui muitas vezes o louvor é cheio de "espírito" mas pouca verdade, e da mesma forma, as vezes, com muita verdade e pouco "espírito." É dificil falar dos EUA como um todo porque não posso generalizar, mas o foco dos líderes é tentar alcançar a juventude que está saindo cada vez mais da igreja. Desta maneira, eles criam diversos projetos para atrair os jovens de volta à igreja. Infelizmente, alguns líderes, elaboram projetos que de uma maneira ou de outra comprometem princípios Bíblicos e proféticos, colocando a ênfase da música e da adoração mais no nível emocional e menos no racional e cognitivo. Acredito que tanto no Brasil como aqui nos EUA, o princípio Bíblico, harmonioso, permanece... a verdadeira adoração é aquela em Espírito e em Verdade. Cabe a liderança da igreja junto com os membros avaliarem com oração se a adoração na igreja local reflete esta harmonia Bíblica ou não.
4. Gravar um CD como o de vocês tem resultados tangíveis sobre as pessoas? Pode existir conversões?
Sobre resultados nós temos uma visão parcial do que acontece. Se eu me basear nas centenas de emails e recados que recebi durante os anos depois da gravação do nosso CD tenho certeza que Deus fez um trabalho impressionante na nossa ausência. Nós não tivemos a oportunidade de divulgar nosso CD pelo Brasil, mas mesmo assim, de uma maneira que eu ainda não entendo, as músicas se espalharam e pessoas do norte ao sul tem entrado em contato conosco para agradecer pelas músicas e o impacto que elas tiveram em sua vida e jornada com Deus. De alguma maneira nossa vinda aos EUA foi providencial. Deus provou que Ele pode fazer nosso trabalho sozinho, nós somos apenas pó, criaturas, ELE é o criador e redentor do mundo, nós somos o vaso, ELE é o Oleiro. Sobre conversões... a música não substituí a pregação da Palavra e o estudo da Bíblia. Meu amigo Leonardo Gonçalves resumiu bem, a música é um trabalho mais semelhante á colheita do que á semeadura. Mesmo assim, existe um outro lado importante a ser considerado. Eu sei que existem muitas pessoas que escutam nossa música mas não vão a igreja por não serem religiosos (tenho vários exemplos do efeito de nossas músicas sobre pessoas não cristãs e que nunca pisaram em uma igreja). Desta forma, de alguma maneira, a única "pregação" que irão ouvir na vida virá da música. Como compositor, eu tenho a responsabilidade de criar músicas com fundamento Bíblico, com verdades Bíblicas e não meras poesias sobre o sol e a chuva já que para estes a música serve como a única pregação. O poder está na Palavra não na música. O que irá transformar o coração da pessoa não é o meu violão ou a sequência de acordes que crio, mas o Espírito Santo atuando através da mensagem Bíblica imersa na música. Nosso maior objetivo com a música é criar nas pessoas um desejo de retornar ao estudo da Palavra de Deus e ter um encontro com Cristo na Palavra e não na música. Conversões serão mais duradouras se o encontro que a pessoa teve com Cristo teve a Palavra como base.
5. Vocês vão está em apenas quatro cidades nessa turnê, como Belém entrou nessa agenda?
Nós iremos começar pelo interior de São Paulo (São José do Rio Preto e Mirassol), depois Brasília, Natal, Belém, e por último São Paulo capital. Ao abrirmos a agenda para esta ida em Março queríamos dar prioridade as cidades que ainda não tinhamos ido cantar. Desta maneira, no nosso coração, Belém e Brasília eram duas cidades que tinhamos em mente (junto com Rio de Janeiro que irá ficar para próxima). Neste período o Martins entrou em contato conosco e assim fechamos a cidade de Belém na agenda. Será uma alegria estar em Belém, é a nossa primeira ida a Belém, e por isso será um momento especial na nossa vida. Agradecemos desde já o convite e oramos junto com o grupo que nos chamou para que estes poucos momentos que estaremos com vocês sejam uma benção para vocês e para nós também ao continuarmos trilhando o caminho estreito...
6. Fale um pouco de como será esse Culto de Adoração e Louvor no dia 15 de março aqui em Belém/PA?
Meu irmão e eu estamos orando todos os dias por esta ida ao Brasil. Oramos todos os dias por aqueles que irão a cada apresentação. Desta maneira, com oração, preparamos um programa que será um culto de adoração a Deus com música, oração, louvor, e abertura da Palavra... adoração a Deus não involve simplesmente música e louvor, mas oração e estudo de Sua Palavra. Desta maneira, iremos incorporar todos estes elementos no dia 15. O mesmo interesse que temos em cantar temos em orar, falar, testemunhar... por isso, este não será um programa musical, mas um culto de adoração. Pedimos a oração da igreja desde já para que estes momentos juntos possam ser marcantes, e para que juntos possamos orar para que Deus capacite sua igreja a ir a todo mundo e finalizar a obra pela Sua graça. Venham preparados para um culto, simples mas sincero. Até lá!
7. Estamos no inicio do ano (2011) em que projetos vocês estão envolvidos atualmente?
2011 começou e estamos nos preparando para a gravação dos próximos dois CDs. Iremos gravar um CD que dá sequência ao primeiro (Introdução), e será chamado "Mais." Nosso primeiro CD introduziu a história da redenção, o segundo irá focar no que somos e podemos ser em Cristo. O terceiro projeto será chamado "Salmos" e terá umas 5 músicas que fiz direto do livros de Salmos. Desta maneira, queremos gravar estes dois projetos juntos e lançar mais de 15 músicas inéditas de uma só vez. Nesta ida ao Brasil estaremos conversando com os diretores da Novo Tempo mais uma vez, já que o mais difícil e o que impede as coisas de irem mais rápido é a parte financeira. E com isto resolvido entraremos em estúdio e iremos colocar nestes próximos dois álbums o que temos de melhor. Fora a parte musical, nossa vida gira em torno do estudo. Em 2011 meu irmão continua seu mestrado em Teologia, e eu termino a fase de classes doutorais em 2011 e começo a escrever minha dissertação. Para mais informações sobre nossa jornanda musical e de gravação acesse: www.osarrais.com
Graça e Paz a todos! E nos vemos no dia 15!